Gleisi quer acabar, por lei, com delações premiadas após ser citada por quatro delatores

Redação Ucho.info

16974643.jpg

A senadora Gleisi Helena Hoffmann parece determinada a piorar a fama da horrível figura do legislador que atua em causa própria. Citada quatro vezes por delatores da Operação Lava-Jato, Gleisi, que está atolada nas investigações da Operação Pixuleco II (18ª fase da Lava-Jato), teve a desfaçatez de apresentar projeto de lei para acabar com os vazamentos de delações premiadas e processos judiciais.

A proposta, que já tramita na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, retira o segredo de justiça de processos que forem divulgados “indevidamente” na imprensa.

Segundo Gleisi, a proposta “protege os indivíduos contra os danos que a exposição dos fatos contidos no processo causariam”. Ela acredita que “se vazar uma parte do processo, todo conteúdo deve ser divulgado”.

A senadora destaca que, após o vazamento seletivo do conteúdo do processo, não há mais razão de haver sigilo. “O segredo de justiça é uma instituição largamente utilizada pelo processo penal. Quando a delação premiada foi instituída em 2013 até foi um projeto do ex-presidente Lula, que foi votado no Congresso, o acordo de delação premiada também se submeteu ao sigilo. Ocorre que com esses últimos casos que nós estamos tento da operação Lava Jato, as delações foram usadas para fazerem vazamentos seletivos”, diz Gleisi.

Como justificativa, a senadora explica que esse tipo de divulgação pode trazer prejuízos “irreparáveis às pessoas que tiveram nomes vazados”. O projeto também impõe um tratamento mais cauteloso das ações por parte da polícia, do Ministério Público e do Poder Judiciário. A intenção da senadora é “obrigar as entidades a agir de forma mais responsável” para evitar os vazamentos. “Se for realmente para resguardar o segredo de justiça a autoridade encarregada pelo processo vai ter que tomar todos os cuidados”.

Citada pelo menos quatro vezes na Operação Lava-Jato, Gleisi é uma das recordistas de citações na operação que desbaratou o Petrolão, o maior esquema de corrupão da História. Segundo Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, e o doleiro Alberto Youssef, a senadora petista foi beneficiada por pelo esquema de corrupção que durante uma década funcionou na Petrobras. Já o ex-vereador do PT Alexandre Romano, o Chambinho, citou os nomes de Gleisi e de seu marido, Paulo Bernardo da Silva, como beneficiados por esquemas de desvios no Ministério do Planejamento.

Mais recentemente, Gleisi foi citada na delação premiada do senador Delcídio Amaral (sem partido-MS), que falou sobre a suposta atuação de senadores petistas em negociatas para a obtenção de recursos para campanhas eleitorais aos cargos do Legislativo. No acordo firmado com a Procuradoria-Geral da República, Delcídio avaliou que “se deve dar atenção especial” para o período no qual a senadora Gleisi e Bernardo como ministros e diretores de estatais.

22 comentários em “Gleisi quer acabar, por lei, com delações premiadas após ser citada por quatro delatores

  1. hudson t. amano disse:

    sua casa vai cair , senadorazinha !

    Curtir

  2. rodrigo borges disse:

    até o nariz é falso

    Curtir

  3. paulo cezar disse:

    Gente a pocilga cada vez maior ..e lamentável toda essa lama ..de alguem que deveria dar bons exemplos

    Curtir

  4. Adalberto disse:

    Vi o título e li a matéria. Sinceramente não achei conexão entre os 2.
    Título: Gleisi quer acabar, por lei, com delações premiadas após ser citada por quatro delatores.
    Matéria: A proposta, que já tramita na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, retira o segredo de justiça de processos que forem divulgados “indevidamente” na imprensa.
    Cadê a conexão?

    Curtir

    • Vc disse tudo Adalberto. É que o interessante mesmo para alguns,é criminalizar um partido,uma denominação,alguns nomes…
      Esse povo que responde a essa matéria tendenciosa,é o mesmo que veste a camisa da cbf(kkk) para protestar contra a corrupção!!
      Eu quero TODOS os corruptos na cadeia,parem de proteger os pioneiros da corrupção!!
      Hipócritas!!!

      Curtir

  5. Valdir Pitondo disse:

    Assassinos sociais os poderosos são demais,……temos que tirar o poder destes corruptos, nós e que pagamos e temos que ter o direito de demitidos.

    Curtir

  6. clauio disse:

    É tão interessante lembrar o povo desiludido com a política do nosso país ainda vota com a esperança de que algo vai mudar e aí vota pra escolher quem vai estar a frente governando o nosso país, estado ou município e somos obrigados as vezes ver quem escolhemos envolvidos nessa pudriqueira e ainda querendo dizer que é inocente pra esse tipo de gente cadeia neles.

    Curtir

  7. Adalberto disse:

    Fiz um comentário anteriormente e ele não foi publicado. Por que será? Será que é porque o título dessa matéria é mentiroso? Veja bem, não estou nem de longe defendendo a senadora, só a verdade, não importa de que lado ela esteja.

    Curtir

  8. Val disse:

    É lamentável dizer que o Brasil hoje não tem nenhum partido confiável devido aos desvios de verbas. Vamos pedir a Deus que ele coloque alguém com coragem e honestidade porque esses que estão aí querendo ocupar o lugar de Dilma só Jesus na causa

    Curtir

  9. Ela não sabe q essa proposta dela vai tornar-la uma mulherzinha vulgar e sem qualidade moral nenhuma!?

    Curtir

  10. Cynthia disse:

    Gleisi está morrendo de medo… é pra ter mesmo, porque o proprio LULA dise que ser for preso vai entregar todo mundo , desespero né?

    Curtir

  11. VAI CAIR TAMBÉM, RAÇA MALDITA!…. ASSIM COMO O VAMPIRO do escândalo dos Sanguessugas, O TAL DO Humberto Costa, QUE FICA COM VOZ DE BOSTA AMASSADA DEFENDENDO SUA QUADRILHA E SEUS CHEFES!

    Curtir

  12. Luiz Rodrigues disse:

    …viverei para ver o protagonismo de gestores eleitos investindo em: Saúde.educaçao . Ampliação do mercado de trabalho salario justo. Digno. Para que as camadas mais pobre consiga honrar o compromisso de poder aquisitivo. Como pagar a sua casa própria. Contemplar-se nas aquisições de toda sorte de tecnologias. Comprar e dispor a cada mesa todas as iguarias. Que hoje e privilegio para poucos. Viverei para ver gestores honestos? Dotados de infinita solidariedade social….quem dera…o Deus…quem dera.
    Luiz rodrigues. Desempregado devido ao investimento individual dos gestores que ficaram milionários e deixou-me em estado miserável…

    Curtir

  13. Márcia Duarte Furtado disse:

    Demorou muito para tomar essa atitude . Graças às delações , podemos ver encarcerados os ladrões que nos roubam . E diga-se de passagem , porque temos um grande e corajoso juiz , Sérgio Moro , à Polícia Federal , que estão do lado dos brasileiros .

    Curtir

  14. paulo disse:

    e porque o girasol dela ta na reta do moro

    Curtir

  15. é só estes parasitas se assumirem! ai vai acabar com esta bagunça, pois ali quem defende o mandato de dilma dobrou o seu patrimônio em 3 anos! como isto é possivel! é ver quem defende esta senhora! eu sinto é nojo desta situação,

    Curtir

  16. Miga Tado disse:

    Mentira, todo petista sempre diz que Dilma fez de tudo para garantir que toda e qualquer investigação contra políticos acontecesse. Que ela e os petistas nunca tentaram nada contra investigações de crimes. Claro, teve a pizza gigante do Mensalão onde de alguma forma estranha só peixe pequenino do Valério pagou com prisão e politicos que aceitaram pagamentos para votar o que Lula queria ficaram soltos. Depois teve aquela coisa de tentarem emplacar a PEC que impedia o Ministério Público de investigar crimes Caso vocês não lembrem, em grande parte foi que levou as pessoas as ruas em 3013). E há pouco tempo Dilma fez aquela MP703 da leniência que diz que ela mesma investigaria as empresas que pagaram propina aos seus apadrinhados e eles próprios decidiriam se perdoariam seus crimes, tirando do MP a direito de agir contra as empresas. Mas isso não caracteriza nada disso de barrar a justiça, né petistas??.

    Curtir

  17. Yvete leal disse:

    Vc já perder , está pensando o que ? O Brasil agora vai ser outro e o PT acabou !

    Curtir

Deixe um comentário